Estamos vivendo uma situação bastante peculiar e por causa da pandemia do coronavírus, em muitos ambientes de trabalho, diversos cuidados deverão ser tomados com o intuito de evitar a transmissão e contágio do vírus.
Infelizmente, nem todas as atividades laborais possibilitam que o trabalho seja executado da residência do trabalhador, situação que é a recomendada por todas as autoridades públicas e sanitárias até o momento.
E para aqueles que prescindem do retorno presencial ao trabalho, deverão realizá-lo com a rígida observância do protocolo de sanitização de cada município, para que com isso, trabalhador e empregador estejam protegidos em seus direitos. O empregado, com a segurança de sua saúde, e a empresa, ao promover um ambiente seguro e saudável, evita sua exposição a recebimento de processos judiciais e fiscalizações sanitárias.
Para a proteção pessoal do empregado e cliente, recomenda-se o uso de máscaras, lavar regularmente as mãos, uso de álcool em gel, respeitar o espaçamento mínimo entre pessoas, implantar barreiras físicas nas estações de trabalhos (se o caso) e evitar aglomerações. Quanto ao ambiente de trabalho, recomenda-se, mantê-lo sempre arejado, higienizado e desinfetado, controlar número de pessoas nos ambientes internos e reduzir o máximo possível o acesso de pessoal externo (entregadores, motoboys) priorizando sempre que possível as comunicações eletrônicas e entregas diretas na portaria.
É importante que o empregado seja sempre orientado sobre os cuidados que deve ter, e em sendo possível, que o turno de trabalho seja reduzido ou que haja alternância dos turnos, evitando-se assim, a concentração de pessoas. Reuniões presenciais e viagens deverão ser evitadas e caso seja necessário viajar, quando do retorno, o empregado deverá respeitar a quarentena antes do retorno físico.
É importante que cada setor avalie as suas necessidades e peculiaridades para proteger seus empregados. Nesses casos, profissionais que atuam com medicina e segurança do trabalho, além de advogados, poderão ser consultados para a orientação adequada de um ambiente de trabalho seguro e saudável para empregados e clientes.
Acautelam-se as empresas, contra possíveis acionamentos de fiscalização e judicialização, mediante a guarde de comprovantes de entregas de EPI´s e das medidas preventivas e corretivas implementadas no ambiente de trabalho.







